Perguntas Frequentes

O Volkswagen na Comunidade

É um concurso que busca reconhecer e premiar os melhores projetos sociais desenvolvidos por organizações sociais prioritariamente do entorno das unidades da Volkswagen, MAN Latin America, além de seus escritórios regionais, e que contem preferencialmente com o envolvimento de trabalho voluntário dos seus empregados e terceiros.

Os melhores projetos por unidade são premiados com apoio financeiro no valor de R$40 mil e com capacitação em gestão de projetos sociais, voltada para seus gestores.

Ao todo são 10 no Volkswagen na Comunidade, 1 no Prêmio de Sustentabilidade e 1 para Prêmio Edição Especial 10 Anos.

Participantes

Não! Apenas aqueles que sigam rigorosamente os requisitos exigidos pelo Edital do Concurso e que possam contar com o envolvimento, independentemente da forma, de empregados e terceiros da Volkswagen, MAN Latin América. Para o Prêmio de Sustentabilidade, apenas aqueles originados em organizações vencedoras da edição 2016 do Volkswagen na Comunidade. Para o Prêmio Edição Especial 10 anos, apenas aqueles originados em organizações vencedoras nas edições 2008 a 2015 do Volkswagen na Comunidade.

Qualquer uma que tenha uma pessoa jurídica, que seja não-governamental e sem fins lucrativos, tais como: associações, centros comunitários e cooperativas que queiram desenvolver ações de desenvolvimento humano e comunitário, prioritariamente no entorno das unidades fabris da Volkswagen e MAN Latin America – Anchieta, Jabaquara, São Carlos, São José dos Pinhais, Taubaté, Vinhedo, Resende, Escritórios Regionais de Vendas e Serviços Financeiros.

Além de organizações governamentais (municipais, estaduais ou federais), não podem concorrer: instituições que integram o Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat, Sesc, Sesi, Sebrae, etc.); instituições de pesquisa científica (como Embrapa e Emater, por exemplo); empresas e instituições de caráter privado com fins lucrativos; projetos corporativos de responsabilidade social, organizações multilaterais ou organizações internacionais (como a ONU, a OMS, o Unicef, etc.); fundações e institutos empresariais, que tenha mais de 50% de seu budget financiado por uma única empresa ou instituição; e instituições de ensino que promovam cursos do ensino superior, médio, técnico ou fundamental, como universidades, faculdades, colégios e escolas; e Organizações sociais vencedoras da última edição do concurso, realizada em 2015, que só poderão participar do Prêmio de Sustentabilidade; além de pessoas físicas e sindicatos.

As organizações vencedoras da última edição precisam participar obrigatoriamente da categoria especial Prêmio de Sustentabilidade.

As organizações vencedoras das edições de 2008 a 2015 podem participar da categoria Prêmio Edição Especial 10 Anos e também podem participar do prêmio atual, não há restrições.

As unidades são: Anchieta, Jabaquara, São Carlos, São José dos Pinhais, Taubaté, Vinhedo, Resende (MAN Latin America) além dos Escritórios Regionais de Vendas e Serviços Financeiros.

UNIDADES
Anchieta Municípios em que estão as unidades e aqueles localizados até 200 km delas.
Jabaquara
Resende
São Carlos
São José dos Pinhais
Taubaté
Vinhedo
REGIONAL DE VENDAS
São Paulo Municípios da Grande São Paulo, Baixada Santista e Litoral Sul Paulista.
Campinas Campinas (SP) e municípios do Estado de São Paulo.
Curitiba Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Itajaí (SC) e Porto Alegre (RS), e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
Rio de Janeiro Municípios dos estados do Rio de Janeiro e do Espirito Santo.
Recife Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Teresina (PI), Maceió (AL), Aracajú (SE), Mossoró (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
Brasília Brasília (DF), Goiânia(GO), Belém (PA), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
REGIONAL DE SERVIÇOS FINANCEIROS
Belo Horizonte Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
Campinas Campinas (SP) e municípios do Estado de São Paulo.
Brasília Brasília (DF), Goiânia (GO), Belém (PA), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Macapá (AP), São Luis (MA), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
Curitiba Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Cascável (PR), Pato Branco (PR), Guarapuava (PR), Ponta Grossa (PR), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Itajaí (SC), Joinville (SC), São José (SC), Lages (SC), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Passo Fundo (RS), Novo Hamburgo (RS), Caxias do Sul (RS) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
Rio de Janeiro Municípios dos estados do Rio de Janeiro e do Espirito Santo
Recife Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Teresina (PI), Maceió (AL), Aracajú (SE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e municípios localizados até 200 km dessas cidades.
São Paulo Municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista
Negócios São Bernardo do Campo (SP) e municípios localizados até 200 km dessa cidade.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 06 de março e 9 de Maio de 2017, 23h59, horário de Brasília

Não. A inscrição é totalmente gratuita.

Para se inscrever é necessário preencher completamente o formulário eletrônico de inscrição, disponibilizado no link “Inscrições” do site do concurso, no endereço Clique aqui para acessar o formulário eletrônico de inscrição

O preenchimento do formulário poderá ser realizado pelos padrinhos dos projetos (funcionários, estagiários ou terceiros da Volkswagen do Brasil e MAN Latin America) ou, por representantes das organizações sociais que queiram concorrer com seus projetos, ou ainda pelos responsáveis técnicos pelos projetos.

Inicialmente, basta criar um login e senha (ou, no caso daqueles que já participaram, acessar o sistema com aqueles utilizados no último ano). Depois de realizado isso, o participante terá até às 23h59 – horário de Brasília – do dia 17 de abril de 2017 para finalizar o preenchimento do formulário, que consiste nas informações da Organização Social, de seu representante legal, do projeto que concorrerá ao Volkswagen na Comunidade, de seu responsável técnico, e do padrinho, caso já o tenha.

Sim. Fique à vontade para baixar aqui . Lembrando que esse formulário é apenas um modelo e para a inscrição ser válida, ela precisar se realizada diretamente no formulário online.

Sim. Os itens a serem preenchidos possuem limites de caracteres que podem variar conforme indicado no próprio sistema de inscrição. Dessa forma, espera-se que as Organizações Sociais e seus projetos inscritos sejam apresentados de forma objetiva.

NÃO! Só serão considerados aptos a serem avaliados projetos cuja ficha de inscrição esteja toda preenchida, até a data do término das inscrições.

Você pode ir preenchendo conforme for conseguindo os dados. Mas lembre-se que a data limite para finalizar o preenchimento é 17 de abril de 2017, 23h59, horário de Brasília.

Após fazer o preenchimento completo do formulário, você receberá um e-mail informando o recebimento do projeto.

Verifique seu filtro Anti-Spam para saber se ele não está barrando os nossos e-mails. Como nossos comunicados serão realizados por e-mail, certifique-se de liberar o nosso domínio @volkswagen.com.br e @neuronio.com.br em seu filtro Anti-Spam. Caso já tenha liberado e ainda assim não receba a confirmação, entre em contato conosco pelo e-mail vwnacomunidade@neuronio.com.br.

Na própria página em que você faz o login no formulário de inscrições, há um link chamado “Esqueci minha senha”. Basta clicar nele, e preencher com o e-mail utilizado no cadastro da Organização Social, que uma nova senha provisória será encaminhada para seu e-mail. Acesse o sistema com essa senha e depois, caso queira, poderá trocá-la.

Para a inscrição não é necessário. Apenas àquelas que forem indicadas como finalistas serão solicitados alguns documentos previstos em regulamento (vide item 6.3, do regulamento).
Para tirar eventuais dúvidas sobre o preenchimento, atente-se ao nosso site, envie uma mensagem utilizando o formulário no “Fale Conosco” no menu desta página ou envie um e-mail para vwnacomunidade@neuronio.com.br

Sim. Para isso basta acessar o formulário eletrônico de inscrições, com o login e senha informados na primeira inscrição e acrescentar um novo projeto.

Padrinhos

Padrinhos são os funcionários ou terceiros da Volkswagen e MAN Latin America que atuam ou possuem interesse em atuar em organizações sociais participantes do concurso. Não há obrigatoriedade em relação ao tipo de envolvimento, cabendo às duas partes tal definição. O que se espera do padrinho é que ele possa minimamente representar a instituição e o projeto inscrito perante a Comissão Organizadora do Volkswagen na Comunidade.

Empregados ativos, estagiários e terceiros que trabalhem nas unidades da Volkswagen, MAN Latin America, Escritórios Regionais de Vendas e Serviços Financeiros.

Caso a Organização Social não tenha contato com nenhum empregado, estagiário ou terceiro da Volkswagen e tenha interesse em ser apadrinhada, ela deverá realizar a inscrição normalmente, incluindo todos os dados no formulário de inscrição. Após isso, a Comissão Organizadora, de posse das informações sobre a organização e o projeto, buscará e realizará o cadastro do padrinho.

Sim. O empregado ou terceiro pode apadrinhar quantos projetos quiser, independentemente da unidade e da Organização Social.

Não é necessário. Basta que ele tenha interesse em colaborar com a mesma.

Não acontece nada. A Organização pode se inscrever normalmente e, após o término da inscrição, a Comissão Organizadora do Volkswagen na Comunidade irá buscar um padrinho e indicar para a organização. Isso pode acontecer inclusive após o término das inscrições. A ausência de padrinho não é considerada na avaliação do projeto.

Projetos

Para garantir a inscrição de um bom projeto no concurso, as organizações proponentes devem levar em consideração que seus projetos precisam estimular: a participação e o protagonismo da comunidade a ser atendida; a participação dos empregados e terceiros da Volkswagen e da MAN Latin America no desenvolvimento das atividades propostas no projeto; e o desenvolvimento humano e comunitário.

Sim, tanto o público direto quanto o indireto. Além disso, é muito importante que esses públicos estejam vinculados à missão da Organização Social proponente, o que contribui para a credibilidade e facilita a avaliação da real necessidade da realização de determinado projeto.

Sete meses. Ele deverá ter suas atividades implantadas, a partir da premiação, em 31 outubro de 2017, e terminadas até 31 de maio de 2018.

A proposta de trabalho deve identificar oportunidades de desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da comunidade atendida; destacar a participação do público-alvo e a colaboração de voluntários; envolver instituições (públicas ou privadas) que possam agregar outras ações ao projeto, de maneira a propiciar a participação da comunidade.

•O projeto proposto deverá atentar-se aos critérios de julgamento previstos em regulamento;

•A utilização do aporte financeiro deste concurso deverá ser especificamente para a implementação do projeto apresentado neste concurso, durante o período de 31 de outubro de 2016 até 31 de maio de 2017;

•A Organização Social deverá se atentar às regras específicas previstas em leis de segurança pessoal e ambiental para evitar quaisquer riscos de acidentes no desenvolvimento e execução do projeto.

Se a edificação de um local ou a aquisição de um veículo forem imprescindíveis para a realização do projeto, então trata-se de uma boa proposta. No caso da edificação, de acordo com o regulamento, a Organização Social deverá apresentar um documento que comprove a posse do terreno. DICA: lembre-se que precisa ficar muito esclarecido para os julgadores a real necessidade da edificação ou do veículo para a viabilização de um projeto. Não deixe de se questionar se o uso de 40 mil reais não seria mais estratégico para a aquisição de outros equipamentos que potencializariam ou aperfeiçoariam o trabalho de sua Organização Social. Lembre-se que os julgadores questionarão isso.

Não. A utilização das logos e dos nomes é expressamente proibida sem prévia autorização. As solicitações de aplicação da logomarca devem ser feitas à Fundação Volkswagen pelo e-mail sheila.viana@volkswagen.com.br

Projeto precisa ser de R$ 40 mil exatos ou mais. Caso seja mais, a organização precisa indicar se ela ou um parceiro será responsável por bancar essa diferença.

Sim. Despesas relativas a recursos humanos para a execução do projeto podem representar no máximo 50% (R$20 mil) do valor total do orçamento apresentado. O pagamento de recursos humanos só será possível para execução de serviços essenciais ao Projeto, o qual será repassado à Pessoa Jurídica, exclusivamente, mediante a apresentação de Notas Fiscais de prestação de serviços. Não serão aceitos Recibos de Pagamento Autônomo (RPA).

Sim, desde que seja deixado claro na planilha de orçamento que determinado valor será financiado pela organização ou pela entidade, e que na parte de parceiros seja indicado a organização ou o parceiro que farão o aporte nesse recurso.

Colaborador é toda pessoa que recebe da instituição para realizar determinada atividade. Voluntário é toda pessoa que realiza determinada atividade sem ganhar para isso, ou seja, voluntariamente.

Julgamento

•Sensibilidade da Organização Social na identificação de demandas sociais e valorização da vocação local;

•Coerência entre missão da Organização Social e projeto proposto;

•Compatibilidade das ações propostas com os objetivos, público-alvo, necessidades e potencialidades locais;

•Relevância do projeto proposto e potencial de impactos positivos e de transformação par uma melhoria da qualidade de vida do público-alvo;

•Propriedade técnica e operacional para execução do projeto proposto e adequação do corpo técnico;

•Apresentação de estratégias que explicitem a capacidade para se atingir os objetivos do projeto;

•Apresentação de estratégias que demonstrem continuação do projeto em caso de eventual aporte;

•Capacidade de articulação de parcerias (recursos técnicos e matérias) e de constituição de redes;

•Envolvimento de trabalho voluntário no projeto, quantidade e tipo de funções;

•Viabilidade do cronograma de desenvolvimento do projeto;

•Adequação do orçamento e coerência entre valores propostos e recursos necessários;

•Qualidade da redação do conteúdo;

Em caso de aquisição de materiais, equipamentos e projetos de infraestrutura, o seguinte critério também será considerado:

• Relevância dessas aquisições e/ou investimento em infraestrutura para que os objetivos sociais do projeto sejam atingidos.

Etapa de seleção nº 1 – Adequação às normas do Edital
Nessa etapa, os projetos serão analisados conjuntamente por uma comissão organizadora, composta pela equipe da Fundação Volkswagen e por técnicos da Neurônio, consultoria parceira do Concurso, que darão suporte aos Comitês de Avaliação para verificar o cumprimento de todos os itens do Edital. Seguem para a próxima etapa, os projetos que cumprirem.

Etapa de seleção nº 2 – Comitês de Avaliação
Serão constituídos Comitês de Avaliação que farão a seleção de projetos finalistas. Esses Comitês serão formados por um time de especialistas em projetos sociais e por voluntários do Volkswagen na Comunidade em cada uma das unidades da Volkswagen e da Lan Latin America. Importante ressaltar que voluntários de uma unidade não avaliarão projetos de suas próprias unidades, de forma a manter a imparcialidade do processo. Por exemplo, os projetos da unidade de Taubaté serão analisados pelos voluntários de São Carlos, e assim sucessivamente. Ao final desse processo, serão selecionados 20 projetos finalistas, sendo: 4 para a Anchieta, 2 para Vinhedo, 2 para o Jabaquara, 2 para Resende, 2 para São Carlos, 2 para São José dos Pinhais, 2 para Taubaté e 2 para Escritórios Regionais de Vendas e 2 para Escritórios de Serviços Financeiros.

Etapa de seleção nº 3 – Comitê de Avaliação Final
Às organizações responsáveis pelos 20 projetos finalistas definidos pelos Comitês de Avaliação Local será solicitado que encaminhem para a Fundação Volkswagen uma série de documentos, conforme indicado em Edital. A não apresentação dos documentos implica desclassificação. Junto a eles será solicitado um vídeo de no máximo 3 minutos sobre o projeto proposto.

Os projetos das organizações que apresentarem e estiverem com os documentos atualizados e adequados serão avaliados por um Comitê de Avaliação Final composto por especialistas de reconhecida atuação na área social, empregados e convidados da unidade Volkswagen que escolherão os 10 projetos vencedores (sendo 1 vencedor por unidade e escritórios regionais e 2 vencedores para a unidade Anchieta), tendo como base os critérios de avaliação já expostos no presente Edital.

Etapa de seleção nº 4 – Visita Técnica e Assinatura do Termo de Compromisso
A formalização do prêmio será feita mediante: visita técnica à instituição para a conferência das situações apresentadas no projeto e um Termo de Compromisso firmado entre a Fundação Volkswagen e as Organizações Sociais vencedoras. Para elaboração do Termo de Compromisso serão necessárias informações que constem nos documentos encaminhados na Etapa de Seleção anterior, além da cópia do comprovante de abertura de conta bancária específica para movimentação dos recursos do projeto. Nenhum projeto poderá iniciar e tampouco receber recursos sem que a primeira visita técnica seja realizada e o Termo de Compromisso esteja devidamente assinado pelo representante legal da Organização Social, e o representante da Fundação Volkswagen. O Termo de Compromisso poderá ser interrompido, a qualquer tempo, se verificados desvios com relação aos objetivos explicitados no projeto, problemas graves, irregularidades, descumprimento deste Edital ou de qualquer cláusula do Termo de Compromisso.

Não. A execução é de total responsabilidade da Organização Social proponente. Caberá a ela a contratação da equipe de profissionais e de qualquer outro serviço necessário para o desenvolvimento de seu projeto. Vale deixar claro que a Fundação Volkswagen não se responsabiliza pelas relações formais e/ou informais estabelecidas pela Organização Social com a equipe de trabalho.

Resultado e premiação

Os projetos vencedores serão publicamente divulgados durante evento de premiação a ser realizado em 27 de outubro de 2017, em local ainda a ser definido. Após essa data, a Fundação Volkswagen enviará comunicação por e-mail divulgando as Organizações Sociais vencedoras aos demais participantes. O resultado também será divulgado pelo Jornal Volkswagen, no site do concurso.

Para recebimento do prêmio em dinheiro, as organizações vencedoras deverão indicar um responsável pela execução do projeto para participar de um curso de Gestão de Projetos Sociais, a ser realizada em local (no estado de São Paulo) a ser definido pela Fundação Volkswagen, em conjunto com o empregado, estagiário ou terceiro que tenha apadrinhado o projeto premiado.

O curso acontecerá de 27 a 29 de outubro de 2017, em horários e locais (no estado de São Paulo) a serem divulgados previamente.

Os recursos serão desembolsados após a visita técnica e a assinatura do Termo de Compromisso e conforme cronograma de atividades proposto no projeto.

Sim. O aporte financeiro aprovado deverá ser utilizado especificamente para a execução do projeto proposto. Despesas relativas a construções, reformas e compra de equipamentos somente serão aprovadas se estiverem atreladas aos objetivos do projeto proposto.

Sim. Não será autorizado financiamento para despesas como aluguel, água, energia, telefone e internet, taxas administrativas ou contas que sejam de manutenção da organização social e não tenham a ver com o projeto.

Elas deverão constituir parcerias que garantam tal execução. Nesses casos, será condicionante para aprovação do projeto a apresentação de carta de parceria.

NÃO! Em NENHUMA HIPÓTESE a Fundação Volkswagen fará desembolso adicional de verba, além dos R$ 40 mil. No entanto, a organização vencedora poderá a qualquer momento aportar valores a título de contrapartida para o projeto.

Sim. O pagamento de recursos humanos só será possível para execução de serviços essenciais ao Projeto, o qual será repassado à Pessoa Jurídica mediante a apresentação de Notas Fiscais de prestação de serviços.
A organização vencedora deverá enviar a planilha de fluxo de caixa (modelo a ser apresentado pela Fundação Volkswagen), juntamente com o extrato bancário, comprovantes de pagamentos e documentos fiscais, via e-mail à Fundação Volkswagen, conforme cronograma que será apresentado oportunamente. Após validação técnica da Fundação Volkswagen, a organização vencedora receberá um “de acordo”, também via e-mail, para continuação do próximo mês.

Todos os gastos deverão ser comprovados com cópias dos comprovantes de pagamento (cheque nominal, DOC e TED identificados, além de débito em conta bancária vinculada ao projeto) junto aos documentos fiscais (Nota Fiscal e Cupom Fiscal) apresentados, quando solicitado pela Fundação VW, sem emendas ou rasuras. Os Extratos bancários a serem apresentados deverão incluir o período entre a data do depósito do subsídio e a data da prestação de contas. Os Documentos Fiscais e comprovantes de pagamento, devem se referir ao período de execução do projeto 31 OUTUBRO/2017 A MAIO/2018. Não serão aceitos documentos com datas fora desse período.

Acompanhamento e avaliação

Sim. Elas deverão, obrigatoriamente, incluir informações de como será o acompanhamento e avaliação das atividades definidas. Esses indicadores devem se referir aos quatro focos de análise: abrangência (público, localidade, parceria, voluntários), desenvolvimento das atividades (previstas e realizadas, não previstas e realizadas, previstas e não realizadas) acompanhamento orçamentário, e resultados imediatos alcançados. No decorrer da implementação dos projetos a Fundação Volkswagen acompanhará e avaliará as atividades com o objetivo de contribuir para o aprimoramento.

A Organização Social deverá entregar aos representantes da Fundação Volkswagen um relatório com os resultados, cujo modelo será entregue durante a capacitação de Gestão de Projetos Sociais, o qual será avaliado em parceria com a Fundação Volkswagen. Essa entrega deverá ser feita até 30 de maio de 2018.

Prêmio de Sustentabilidade

É um concurso que acontece paralelamente ao Volkswagen na Comunidade e que tem como objetivo identificar as organizações vencedoras da edição passada do concurso que melhores resultados alcançaram após a implementação de seu projeto.

Esse concurso é voltado exclusivamente para as organizações sociais vencedoras do IV Concurso de Projetos Sociais – Volkswagen na Comunidade, realizado em 2016, desde que o projeto tenha sido executado no prazo exigido em edital.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de junho de 2017. A avaliação acontecerá durante a etapa de seleção nº 2 do Concurso de Projetos Sociais – Volkswagen na Comunidade, pelos Comitês Locais. O resultado desse concurso especial será divulgado durante o evento de Premiação do X Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade.

Para participar do Prêmio de Sustentabilidade, as Organizações Sociais vencedoras de 2016 terão que apresentar um relatório final sobre a execução do projeto, em formulário específico a ser encaminhado pela Fundação Volkswagen, para elegibilidade ao prêmio mencionado.

Neste concurso especial para essas organizações serão avaliados os resultados alcançados pelos projetos vencedores ao longo dos oito meses de desenvolvimento dos mesmos, segundo os critérios:

•Capacidade de lidar com desafios e identificar oportunidades;

•Resultados de impacto social significativos, envolvendo parceiros e voluntários;

•Eficiência do investimento do recurso da premiação segundo especificações apresentadas em 2015;

•Clareza e objetividade das estratégias que possam prover a continuidade do projeto com impactos sociais positivos para a comunidade;

•Fundamentação da importância de um novo aporte financeiro; e

•Adequação do orçamento ao valor do prêmio e coerência entre valores propostos, os recursos necessários e o número de público a ser atendido.

A organização que tiver seu projeto implementado com os melhores resultados será considerada a vencedora do Prêmio de Sustentabilidade e ganhará mais R$40 mil para a sustentabilidade do projeto e poderá indicar representante para participar do Curso de Gestão de Projetos Sociais.

Prêmio Edição Especial 10 anos

É uma categoria especial do Volkswagen na Comunidade, criada exclusivamente em 2017, em comemoração aos 10 anos do Volkswagen na Comunidade, que tem como objetivo identificar as organizações vencedoras da primeira à oitava edição do concurso que melhores resultados alcançaram após a implementação de seu projeto e que possam apresentar projetos que possam contribuir para a manutenção desses impactos.

Esse concurso é voltado exclusivamente para as organizações sociais vencedoras da primeira à oitava edição do Concurso de Projetos Sociais – Volkswagen na Comunidade, realizadas de 2008 a 2015.

As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de abril 2017. A avaliação acontecerá paralela ao Volkswagen na Comunidade. O resultado desse concurso especial será divulgado durante o evento de Premiação do X Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade.

Para participação no Prêmio Edição Especial 10 Anos, as Organizações deverão preencher ficha exclusiva que será encaminhada eletronicamente, com informações sobre a execução do projeto vencedor e com informações do novo projeto proposto. Tal ficha será encaminhado para o preenchimento das organizações por integrantes da Comissão Organizadora do Concurso Volkswagen na Comunidade. As fichas deverão ser encaminhados à Fundação Volkswagen pelo e-mail vwc10anos@neuronio.com.br, até 17 de abril de 2017

Nesta categoria especial para essas organizações serão avaliados os resultados alcançados pelos projetos vencedores e os impactos do novo projeto, segundo os critérios:

  • Capacidade de lidar com desafios e identificar oportunidades;
  • Resultados de impacto social significativos, envolvendo parceiros e voluntários;
  • Eficiência do investimento do recurso da premiação segundo especificações apresentadas em 2016;
  • Clareza e objetividade das estratégias que possam prover a continuidade do projeto com impactos sociais positivos para a comunidade;
  • Fundamentação da importância de um novo aporte financeiro; e
  • Adequação do orçamento ao valor do prêmio e coerência entre valores propostos, os recursos necessários e o número de público a ser atendido.

A organização que for indicada como vencedora receberá R$40 mil para a implementação do novo projeto e poderá indicar representante para participar do Curso de Gestão de Projetos Sociais.